PRIMEIRA EDIÇÃO DO “LIVE FISMA EDUCA” ABORDA A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO EM ENFERMAGEM

27 de maio de 2020.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o ano de 2020 como o “Ano da Enfermagem” – ainda sem poder prever, que de fato, neste ano, a profissão seria realmente muito importante e necessária. Ao instituir esse título, a OMS julgava importante a visibilidade da profissão e melhoria nas condições de trabalho do enfermeiro.

O mês de maio é conhecido como o Mês da Enfermagem, pois, no dia 12 é celebrado o Dia do Enfermeiro e no dia 20, o dia do Técnico e Auxiliar em Enfermagem. Para contemplar as datas, o curso de graduação em Enfermagem, juntamente com o EnfClin (Centro de Referência em Cuidados de Enfermagem), promoveu o 1º Live FISMA Educa.
A convidada especial para esta edição, foi a pesquisadora, professora e diretora do Departamento de Enfermagem do Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo), Dr.ª Maria Julia Paes, com a palestra “Todo o Cuidado Importa”.

Na oportunidade, Maria Julia falou sobre os caminhos percorridos na enfermagem, sobre a evolução da profissão, além de comentar sobre os desafios encarados no cotidiano. Ela também ressaltou sobre a essência da profissão, que é a técnica do cuidado. “Nós cuidamos da vida… Aprendemos a nutrir, hidratar, confortar e cooperar para que as pessoas recuperem seu potencial, maximizando a força vital que ela já tem, mesmo com a doença”, comentou Maria Julia.

Ainda em sua fala, a pesquisadora salientou que a enfermagem está reaprendendo a cuidar de um jeito incomum: em meio a uma pandemia. Ela avalia que, a partir desta situação, seja possível que as pessoas percebam a importância de valorizar a companhia e o valor dos momentos.

“Trabalhar com o cuidado me fez uma pessoa melhor, me tornou uma pessoa mais sensível, me fez ter mais foco, quando estou exercendo o cuidado, coloco toda a minha atenção”, afirmou Maria Julia. Dentre outras muitas colocações, indicações de livros, histórias de sua trajetória e momentos compartilhados, a palestrante encerrou sua fala concluindo: “todo o cuidado importa, pois sem ele, a vida não é possível”.

Após a fala, a convidada respondeu as perguntas enviadas pelo público.

A mediação do evento ficou a cargo da coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, Dr.ª Hilda Freitas. A apresentação foi da professora e coordenadora do EnfClin, Dr.ª Simone Nunes.

A primeira edição do Live FISMA Educa foi promovida pelo curso de Enfermagem e EnfClin, com apoio da FISMA, CISEPES, Núcleo de Excelência e Gestão da Qualidade (NEGESQ), e do curso Técnico em Enfermagem da Instituição.

Clique aqui e confira a palestra na íntegra.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário