Curso de Enfermagem promove live sobre temática do setembro amarelo

O curso de Enfermagem da FISMA, por meio da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental, ministrada pela Prof.ª Aline Walchholz, irá promover uma live relacionada à temática do Setembro Amarelo.

No dia 24 de setembro, às 19h30min, no canal FISMA Santa Maria no YouTube, a Prof.ª Aline irá receber a psicóloga Melissa Couto (CRP07/11075), a qual irá abordar a temática “Fadiga de compaixão e Suicídio: quem cuida dos que cuidam? Cuidados em tempos de pandemia com profissionais da linha de frente”.

Melissa é Psicóloga Clínica, Especialista em Psicoterapia Analítica. Formação em Avaliação de Ansiedade e Depressão. Palestrante e Consultora em Gestão de Risco e Apoio Psicossocial. Especialista em Psicologia das Emergências e Desastres e Apoio Psicossocial. Psicóloga Socorrista pela Cruz Vermelha. Pós-graduanda na área de Psicologia em Emergências e Desastres; Professora convidada da FISMA- Faculdade Integrada de Santa Maria e ULBRA – Santa Maria; Voluntária da Cruz Vermelha Brasileira há 16 anos, foi 10 anos Diretora de Voluntariado da Cruz Vermelha Brasileira filial Santa Maria RS, Coordenadora da Equipe de Apoio Psicossocial Cruz Vermelha Brasileira filial Santa Maria.

Em 2013, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito 3a Classe da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul e, em 2014 a de Honra ao Mérito da Cruz Vermelha Brasileira. Melissa atua em situações de emergências e desastres desde 2004. Ainda, recebeu e coordenou a missão do Apoio Psicossocial e voluntariado na tragédia da Boate Kiss em Santa Maria-RS, que ocorreu em janeiro de 2013, até a chegada da Força Tarefa do Ministério da Saúde, após manteve-se no Grupo Gestor, e posteriormente assumiu a coordenação do Apoio Psicossocial da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), pela CVBSM e supervisionou o trabalho até final maio do mesmo ano. Após manteve-se como apoiadora da AVTSM pela CVBSM. Em dezembro de 2016 foi acionada pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó – SC, devido a sua experiência de gestão no Apoio Psicossocial da Boate Kiss, para compor junto a equipe gestora de Apoio Psicossocial na Chapecoense, compondo a coordenação do Apoio Psicossocial as famílias e funcionários da Chapecoense. Gestão e estruturação da Rede de Apoio Psicossocial pós-impacto em Maratá-RS após os Tornados Gêmeos. Atuou em 2019 em Brumadinho prestando Apoio Psicossocial, capacitações e treinamentos pela RAP em parceria com a SOS Global; Psicóloga fundadora da RAP- Rede de Apoio Psicossocial. Coordenou o trabalho do Apoio Psicossocial à COVID-19 nos 90 dias da crise em Lajeado-RS umas das cidades bandeira vermelha do estado.

Personagem do livro da jornalista Sibele Oliveira, FASES DA AJUDA HUMANIÁRIA: A Saga dos Voluntários da Cruz Vermelha, sendo o primeiro livro no Brasil que conta a história da Cruz Vermelha Brasileira.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário