CENTRAL DE ORIENTAÇÕES DA VACINA COVID-19 SUPERA 4 MIL ATENDIMENTOS EM UM MÊS

Em um mês, a Central de Orientações da Vacina Covid-19 realizou mais de 4 mil atendimentos entre linhas telefônicas, WhatsApp e chat. Este foi um mês bastante intenso para todos os envolvidos na vacinação, pois as informações estão se modificando a todo o instante.

A soma dos números identifica 4.188 atendimentos. Destes, são: 2.502 ligações telefônicas, 1.671 atendimentos via WhatsApp e 15 mensagens via chat.

Este serviço é uma parceria entre EnfClin, eixo de atuação do CISEPES/FISMA e Prefeitura de Santa Maria e tem como objetivo, informar a população sobre o processo de imunização na cidade. A iniciativa contribui com a diminuição da demanda dos setores que organizam este processo.

De acordo com a superintendente da Atenção Básica do Município, enfermeira Daiany Donaduzzi, a organização semanal da imunização em Santa Maria, acontece em reuniões realizadas às segundas-feiras, com base nas doses repassadas pelo Governo do Estado e conforme o Plano Operacional de Estratégia de Vacinação contra Covid-19 no RS. Neste plano operacional consta o ordenamento prioritário para imunização, como: trabalhadores de saúde, idosos em Instituições de longa permanência, indígenas aldeados, etc.

O esforço para que as informações sejam repassadas de forma clara é mútuo. Prefeitura repassa as informações à Central e os atendentes repassam à população. Ainda conforme Daiany, este é um processo dinâmico onde, cada semana há uma ação estratégica diferente, situações se modificam em questão de horas. Assim, todos precisam estar flexíveis para comunicar as novas situações.

Conforme o coordenador geral do CISEPES, psicólogo Marcos Hübner, as demandas dos atendimentos são muito variadas. Atendimentos que durariam em média, dois minutos, acabam em dez ou mais, pois a equipe de atendimento não vai deixar de bem atender ou de dialogar com um idoso ao telefone, por exemplo. Hübner ressalta que, há informações que muitas vezes ainda estão por vir, pois elas são repassadas pela Secretaria de Saúde. “Os desafios são inúmeros, mas todas as equipes (seja, EnfClin ou Prefeitura) estão se esforçando para fazer o melhor trabalho”, conclui Hübner.

Ampliação dos canais de atendimento

Tendo em vista todo esse dinamismo e a alta procura por informações, a Central ampliou suas linhas telefônicas e está selecionando mais integrantes para a equipe de atendimento. A partir desta quinta-feira (18), a Central passou a contar com mais três números de telefone: (55) 3025-9733, 3025-9744, 3025-9732 / 3025-9724, 3025-9727 ou 3025-9750 WhatsApp: (55) 9 9941-7717 ou 9 9608-9860 e site: www.fismaenfclin.com.br

Novos horários de atendimento

A partir desta segunda-feira (22), a Central de Orientações da Vacina Covid-19, passa a funcionar com novos horários. Os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

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