Mapa de Inovações:
A Enfermagem brasileira em foco
Projeto de extensão no Programa Saúde na Escola

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Onde posso atuar como profissional formado no Curso de Enfermagem?

Para você que está escolhendo um curso superior e quer construir a sua trajetória profissional ligada à saúde, a Enfermagem é uma das profissões que oferece múltiplas alternativas para o mundo do trabalho.

Um Enfermeiro tem múltiplas responsabilidades e funções no seu ambiente de trabalho, é responsável por liderar pessoas, cuidar vidas humanas e, acima de tudo, é responsável por tomar decisões sobre o gerenciamento dos recursos no ambiente de trabalho em saúde da melhor maneira possível. Ele atua como gestor, organizando o processo de trabalho, delegando tarefas à equipe de enfermagem, exercendo um cuidado de enfermagem focado na cientificidade, na proatividade, no comprometimento, na qualidade, na tomada de decisão e na humanização da assistência de enfermagem.

O Enfermeiro atua na atenção primária, secundária, terciária e quaternária em saúde, conforme o que preconiza o Sistema Único de Saúde – SUS. Pode ser um empreendedor de um novo negócio, um colaborador de uma organização pública ou privada ou ainda ser um profissional liberal e oferecer serviços ligados a consultoria de gestão. Pode atuar em áreas/setores dentro das organizações ou desenvolver atividades com sua especialidade.

Confira, a seguir, algumas das principais áreas de atuação de um Enfermeiro e os depoimentos de quem atua nas mesmas:

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM TODOS OS NÍVEIS DE ATENÇÃO NO ÂMBITO DO SUS

O cuidado de enfermagem pelo SUS acontece em três níveis de atenção: Atenção Primária (unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família), Atenção Especializada: clínicas, serviços de urgência e emergência, Atenção Hospitalar: hospitais.

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE, DO ADULTO, DO IDOSO, E SAÚDE MENTAL

Os enfermeiros atividades como a construção de relatórios de gestão, planilhas de indicadores, capacitação de equipes, planejamento estratégico e apoio às equipes da APS, desenvolve uma gestão compartilhada tendo em vista alcance de metas da secretaria de saúde municipal/estadual.

INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

Realiza cuidados de maior complexidade e que exige maior conhecimento científico. Desenvolve funções administrativas/gerenciais, cuidativa, educativa, de ensino e pesquisa.

EMPRESAS

O enfermeiro empreendedor ao usar seu conhecimento técnico e sua experiência na área da saúde, pode desenvolver seu próprio negócio. Alguns exemplos são a Home Care/Assistência domiciliar, atividades assistenciais, educativas e de gerenciamento, e daily care (atendimentos em eventos).

CONSULTORIA

A consultoria em enfermagem é um campo de atuação do enfermeiro que tem como objetivo principal avaliar e orientar os serviços de enfermagem já instalados em hospitais, clínicas ou unidades de saúde, ou ainda com aqueles serviços que serão montados. 

AUDITORIA

O enfermeiro realiza uma análise dos registros de enfermagem, com o objetivo de avaliar, verificar, e melhorar a qualidade da assistência prestada.A auditoria de enfermagem vem reforçando sua importância ao longo dos anos dentro das instituições hospitalares e operadoras de planos de saúde.

DOCÊNCIA

O enfermeiro voltado ao ensino, seja como supervisor ou professor, capacita seus alunos por meio de conhecimentos técnicos, científicos e tecnológicos, tendo em vista o desenvolvimento do lado humano, cultural, político e social da profissão.