Mapa de Inovações:
A Enfermagem brasileira em foco
Projeto de extensão no Programa Saúde na Escola

COORDENAÇÃO DO CURSO

A coordenação do Curso de Enfermagem é designada por meio de Portaria referendada pelo Diretor da Faculdade. A atuação da coordenadora está pautada em ações continuadas, as quais contemplam a resolução dos problemas encontrados e que permitam o cumprimento do PPC. Desta forma, ampliando e fortalecendo uma gestão democrática, incluindo e integrando as entidades interessadas nas decisões e o estreitamento das relações entre a comunidade acadêmica e o curso, visando seu crescimento e a prosperidade. Assim, a concepção de gestão adotada pelo curso é de gestão compartilhada entre a coordenadora, coordenadora adjunta, núcleo das atividades de práticas e estágios, Colegiado do Curso e NDE.

Nesse sentido, o plano de gestão da Coordenação do Curso de Enfermagem da FISMA parte de uma proposta de ações cuja essência reside no estabelecimento de objetivos e metas a serem cumpridas, a partir de um planejamento estratégico, definindo prioridades e buscando sempre a qualidade da educação. O planejamento estratégico estabelece uma visão de futuro para o Curso de Enfermagem, considerando fatores internos e externos. Ou seja, é um processo interdependente que envolve, em sua formulação básica, três etapas: a primeira, consiste em um diagnóstico da situação atual e análise de quais caminhos seguir; a segunda, trata da formulação e implementação de ações; e, por fim, a que contempla os mecanismos de avaliação e controle.

Ressalta-se que o planejamento estratégico é fundamental para estabelecer como o curso irá atingir seus objetivos, proporcionando previsibilidade, qualidade e produtividade ao processo de gestão. Da mesma forma, ele está coadunado ao PDI da FISMA (2019-2023), especialmente no que diz respeito ao previsto no seu capítulo 3. Assim, o plano de gestão contempla as ações realizadas, as propostas de ações para superação de fragilidades e alcance das metas, as ações a serem propostas para a solução das dificuldades encontradas.

A Coordenadora de Curso tem como atribuições:

  • Convocar e presidir as reuniões do colegiado de curso;
  • Analisar os programas das disciplinas e acompanhar a execução dos mesmos;
  • Orientar e aconselhar os alunos do curso no processo de matrícula;
  • Encaminhar, após aprovação do colegiado do curso, propostas de alteração de currículo para análise do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Cumprir e fazer cumprir o PPC e zelar pelo bom andamento das atividades de ensino;
  • Realizar a gestão administrativa e pedagógica;
  • Tecer o planejamento, organização e funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Promover a articulação do curso com os demais órgãos e comunidade externa;
  • Providenciar as condições de avaliação sistemática do curso, considerando a autoavaliação institucional e o resultado das avaliações externas com vistas ao aprimoramento contínuo do planejamento do curso.

Destaca-se que a atuação do coordenador está de acordo com o PPC, é pautada em um plano de ação documentado e compartilhado e utiliza estratégias para integração entre o corpo docente e estudantes e com os demais setores da instituição.

Atualmente a coordenação do curso está sob responsabilidade das professoras:

Dr.ª Hilda Maria Barbosa de Freitas

M.ª Daiany Saldanha da S Donaduzzi

Entre em contato com a coordenação:

WhatsApp: (55) 997276184
Fone: (55) 3025-9725 – ramal 229
E-mail: coord.enf@fisma.com.br

NDE

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é composto pela coordenadora e cinco representantes de professores, sendo suas atribuições de cunho pedagógico. Representa um elemento diferenciador da qualidade do curso e do seu padrão acadêmico; tem caráter consultivo, propositivo e executivo em matéria acadêmica relacionada ao curso. O NDE tem as seguintes atribuições:

  • Assessorar a Coordenação do Curso e o respectivo Colegiado no processo de concepção, atualização e consolidação do PPC;
  • Estabelecer a concepção e o perfil profissional do egresso do curso;
  • Avaliar e atualizar o PPC;
  • Responsabilizar-se pela atualização curricular, submetendo-a à aprovação do Colegiado de Curso;
  • Responsabilizar-se pela avaliação, análise e divulgação dos resultados do PPC em consonância com os critérios definidos pela CPA e pelo Colegiado;
  • Analisar, avaliar e propor a atualização dos programas das disciplinas e sua articulação com o PPC;
  • Propor iniciativas para a inovação do ensino;
  • Zelar pela integração curricular interdisciplinar das diferentes atividades do currículo;
  • Definir e acompanhar a implementação das linhas de pesquisa e de extensão;
  • Acompanhar a adequação e a qualidade dos trabalhos finais de graduação e do estágio curricular supervisionado;
  • Zelar pelo cumprimento das diretrizes institucionais para o ensino de graduação e das DCN para o ensino de Enfermagem.

A escolha e o convite dos membros dos NDE seguem critérios claros para a continuidade dos mesmos durante o mandato estabelecido, além de ter condições e tempo para organizar e realizar o trabalho necessário para o aprimoramento do curso e do desempenho dos estudantes. As reuniões tem registro claro, por meio de ata, relativo às ações desenvolvidas pelos membros NDE, pois na continuidade do trabalho por outro grupo ou pela renovação de membros é importante não se perder o histórico do que foi realizado e também da continuidade do processo.

Atualmente o NDE do curso de Enfermagem é composto pelos professores:

Hilda Maria Barbosa de Freitas – Coordenadora
Cleci Lourdes Schmidt Piovesan
Daiany Saldanha da Silveira Donaduzzi
Gisela Cataldi Flores
Lara Cristiani Rocha
Teresa Cristina Rosa Romero Navarini

COLEGIADO

O Colegiado de Curso é órgão superior consultivo, deliberativo, normativo, de planejamento acadêmico e executivo, para os assuntos de política de ensino, pesquisa e extensão em conformidade com as diretrizes da instituição. Compete ao Colegiado de Curso a condução dos assuntos acadêmicos, o acompanhamento dos processos de auto avaliação institucional e o atendimento aos alunos e professores do curso.

A coordenação didática do Curso de Graduação fica a cargo de um Colegiado, o qual tem função normatizadora e regulamentadora, sendo presidido pela Coordenadora de Curso, com formação na área (presidente); três (03) representantes dos professores com formação específica, eleitos por seus pares, e seus respectivos suplentes; e representação discente, constituída por 1 (um) membro titular e 1 (um) suplente, devendo os mesmos ser indicados pela comunidade acadêmica do curso.

São ações do Colegiado:

  • Discutir temas relativos ao Curso;
  • Propor medidas para o aperfeiçoamento do ensino;
  • Fazer a análise de processos referentes às quebras de pré-requisito, aproveitamento de disciplinas, trocas de turno;
  • Promover a análise e aprovação das atividades complementares curriculares;
  • Analisar e aprovar os eventos previstos pelos projetos de extensão, grupos de estudo e iniciação científica;
  • Deliberar sobre assunto relativo a uma disciplina na presença do professor responsável pela referida disciplina;
  • Reunir-se ordinariamente, pelo menos uma vez por mês, sendo os membros convocados, por escrito, por seu Presidente, com antecedência mínima de quarenta e oito horas; e extraordinariamente, convocados com antecedência mínima de quarenta e oito horas, por escrito, por seu Presidente.

O Colegiado de Curso é a instância básica dos cursos de graduação, responsável pela estruturação administrativa, incluindo a execução das políticas voltadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão, decididas pelo NDE com vistas a sua efetiva integração no âmbito comunitário e do desempenho de cada um deles, no cumprimento de suas obrigações, tendo como finalidade assessorar a implementação do projeto pedagógico discutir temas ligados ao curso, além de planejar e avaliar as atividades acadêmicas.

Atualmente o colegiado do curso de Enfermagem é composto pelos professores:

Hilda Maria Barbosa de Freitas – Coordenadora
Bruna Pase Zanon
Daiany Saldanha da Silveira Donaduzzi
Elenir Terezinha Rizzetti Anversa
Simone dos Santos Nunes – Suplente
Teresa Cristina Rosa Romero Navarini – Suplente

E pelos(as) representantes discentes:
Adriano de Castro Vaz
Juliana Bianchim – Suplente

Atas do colegiado