Mapa de Inovações:
A Enfermagem brasileira em foco
Projeto de extensão no Programa Saúde na Escola

PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE ENFERMAGEM

O enfermeiro graduado pela FISMA é um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, com postura ética, proativa e empreendedora, que respeita e valoriza o sujeito e a coletividade na sua singularidade.

Este perfil de aluno formado (chamado egresso) inclui competências de:

O egresso do curso de Enfermagem da FISMA é capaz de atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde com autonomia, compromisso social e ambiental, com ênfase no perfil epidemiológico nacional e loco regional, fundamentado nos princípios do SUS.

CONFIRA A OPINIÃO DE QUEM JÁ ESTUDOU NA FISMA

  • Ingressei na 25ª turma do Curso de Graduação em Enfermagem da FISMA no segundo semestre de 2015. Conquistei uma das oito vagas do ProUni com bolsa de 100%. Foi a minha primeira conquista durante a graduação. Escolhi o curso noturno que me possibilitou conciliar o trabalho e as aulas teórico-práticas durante boa parte da graduação e por esse motivo adotei a estratégia de estar sempre atenta e participativa durante as aulas para não precisar revisar os conteúdos e estudar de forma exacerbada nos meus momentos de folga. Acredito que esta estratégia trouxe bons frutos e acarretou em outras conquistas. A FISMA possui uma equipe magnificente de educadores e supervisores extremamente capacitados. Professores estes que instigam, motivam e incentivam o crescimento pessoal e profissional dos alunos durante todo processo formativo, por esse motivo acredito que minha formação foi ímpar.

    Natiele Flores
    Natiele Flores
  • Sinto que fiz as melhores escolhas, a primeira foi escolher uma carreira de atenção à saúde, na qual cuida de vidas, a Enfermagem e a outra foi optar pela FISMA para concretizar esse sonho. Antes mesmo escolher cursar nesta Faculdade, já sabia de sua qualidade de ensino e sobre a flexibilidade de horários com aqueles que buscam trabalhar e estudar. Durante o curso minhas expectativas foram superadas, trata-se de uma instituição de excelência, uma potência de ensino teórica e prática, na qual são oportunizadas aos seus alunos as melhores experiências, melhores campos de estágio, um currículos completo, além de possuírem professores capacitados e humanizados, que trazem consigo uma bagagem de experiência que auxiliam na dinâmica de ensino. Durante a graduação a instituição me possibilitou realizar estágio nos melhores campos práticos e também realizar estágios não obrigatórios, os quais tiveram grande valia na minha vida acadêmica e profissional. Por fim viver na prática a profissão escolhida é o principal anseio dos recém-formados. Mas hoje, já atuante no mercado de trabalho, digo com convicção que a FISMA me capacitou para chegar até aqui e permitiu um leque de oportunidades e conhecimentos. Hoje como enfermeira sinto uma imensa gratidão a Instituição FISMA como um todo, e lembro de cada um com muito carinho.

    Maria Luisa Souza Maidana
    Maria Luisa Souza Maidana Trabalha na área da nefrologia
  • O meu sucesso profissional traz a FISMA em minha história. Gratidão aos mestres os quais proporcionaram me tornar um profissional não limitado apenas às atividades do dia a dia. Os conhecimentos teórico-práticos adquiridos durante a graduação me tornaram capaz de ir além em busca de meus objetivos. Graduado em Enfermagem em 2012, atuo a 11 anos no Hospital Geral Unimed sendo 9 anos de atuação como enfermeiro. Em 2014 decidi empreender e fundei a Clínica La Vittá, atuando a 7 anos prestando cuidados e visando melhor qualidade de vida aos nossos clientes idosos. Atualmente emprego profissionais formados pela FISMA bem como ofertamos bolsa a acadêmicos dos curtos técnico e graduação em enfermagem e estágio curricular do curso de Enfermagem permitindo com que o aluno aplique o conhecimento teórico adquirido no curso aliando a prática do dia a dia.

    Maurício Ivaniski Bressan
    Maurício Ivaniski Bressan Clínica La Vittá
  • Realizei minha graduação na FISMA, que me proporcionou a realização de um sonho com muita qualidade e com o comprometimento de todos os profissionais envolvidos. No segundo semestre de 2012 me formei na instituição e em 2014 passei por um processo seletivo para docência na Escola Técnica da FISMA. Desde então, a instituição me proporcionou a oportunidade de atuar no mercado de trabalho. Assim, várias oportunidades vieram acontecendo na minha vida dentro da instituição, hoje sou professora do curso técnico em enfermagem, coordenadora do curso técnico em enfermagem, coordenadora do curso de capacitação em instrumentação cirúrgica e sou responsável pelo Laboratório de Práticas e Cuidados em Enfermagem (LPCE). Da graduação em enfermagem até os dias de hoje a FISMA só me proporcionou crescimento enquanto pessoa e profissional.

    Naiana Mendonça Dotto
    Naiana Mendonça Dotto
  • Estudar na FISMA foi uma experiência única, no qual você enfrenta diversos desafios. Tive oportunidade de estagiar no hospital da UNIMED, no SOS, o que me proporcionou grande aprendizado. Por vezes pensei em desistir, devido ao grande números de disciplinas, horas de estágios, e junto a isso, o trabalho como técnico de enfermagem, que possui uma carga horária elevada. Mas hoje consigo perceber como todo esforço foi recompensado. Portanto, só tenho a agradecer, todas as pessoas que sempre me apoiaram. E deixar um recado, para que nunca desistam de seus sonhos, pois com muito esforço e dedicação, tornamos tudo possível.

    Ricardo Pedrozo
    Ricardo Pedrozo
  • Comecei minha graduação de enfermagem  na FISMA no ano de 2009. Lá, tive ótimos professores, atenciosos, dedicados e preocupados com o aprendizado de cada aluno. Havia  ótimo campo de estágio abrangendo várias áreas de aprendizado  dentro da enfermagem, na qual guardo comigo com carinho cada momento vivenciado.

    Me formei no ano de 2013. Atualmente sou enfermeira no Hospital SOS cardio, hospital acreditado internacionalmente, cidade de Florianópolis - SC. E também atuo como enfermeira na UPA de Forquilinhas, considerada a 5ª melhor do Brasil, cidade de São José - SC.
    Eveline Marques
    Eveline Marques Hospital SOS Cardio - Florianópolis - SC
  • Estudar na Fisma foi uma decisão muito acertada. Coube exatamente nas minhas possibilidades e necessidades tanto acadêmicas e pessoais em 2016. Uma faculdade que me proporcionou crescimento e desenvolvimento integral para a formação de profissional em enfermagem. Hoje, formada e trabalhando na Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica, área que durante a graduação já me descobri apaixonada sei o quanto é fundamental ter uma base forte e bem estabelecida durante a graduação. Gratidão sempre.

    Denise Comin
    Denise Comin
  • Na minha formação recebi apoio de mestres, onde me ensinaram não apenas a parte teórica e prática da profissão de enfermeiro, mas também a importância de um olhar humanizado, frente aos pacientes. Observar cada gesto e nos colocar no lugar das pessoas que recebem nossos cuidados, além de conteúdos atualizados. Me orgulho dos mestres, que a cada dia se superaram para nos transmitir os conteúdos de forma simples objetiva, sempre nos conscientizando da importância e responsabilidade da profissão. Hoje profissional Enfermeiro, posso garantir que não basta ter um diploma em mão se não entendermos a parte da humanização e estou muito orgulhoso de fazer parte da FISMA. Atualmente atuo como Enfermeiro assistencial, em uma clínica de geriatria, colocando em prática tudo o que a FISMA nos proporcionou tanto em aulas teóricas quantos nos campos de práticas e estágios, onde nos deparamos em um ambiente onde a teoria torna-se realidade.

    Galdenir Strapasson de Jesus
    Galdenir Strapasson de Jesus
  • Iniciei minha trajetória acadêmica no curso de enfermagem em 2016, entrei com a nota do Enem e consegui Fies 100%. Durante a graduação aprendi muito e conheci muitas pessoas especiais que contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. A graduação me proporcionou a oportunidade de realizar práticas nos mais diversos e variados campos, sendo possível aprender na prática a realidade e as atividades exercidas pelo enfermeiro. Sempre fui muito bem acolhida pelos funcionários, professores e coordenação, grandes exemplos de humanidade, profissionalismo, ética e muito comprometidos em prestar o melhor atendimento a todos e, principalmente neste ano atípico no qual vivemos esta pandemia, a instituição não mediu esforços para fazer o melhor por todos os seus alunos e colaboradores. Hoje faço pós-graduação em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia e atuo na área geriátrica em home care. Sou muito grata a instituição por todas as oportunidades oferecidas e tenho um orgulho imenso de ter estudado na FISMA, aqui eu vivi a minha melhor escolha com certeza.

    Deise Porto
    Deise Porto